Do que eu fiz?
"Só erra quem produz. Mas, só produz quem não tem medo de errar. As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo. Do medo da mudança"
Octavio Paz
Alguém 1 - Não sei, não sei, mas acho que deve ser melhor se arrepender do que vc fez do que do que deixou de fazer, não acha?
Alguém 2 - Sei não. Isso é realmente complicado. Todo dia aparece alguém com uma nova filosofia a respeito... tinha um tempo em que eu realemente acreditava numa frase de uma música boba qualquer aí que dizia, "Me arrependo só do que não fiz". Hoje eu quase me arrependo de ter acreditado nisso um dia, mas a verdade é que ainda não sei se acredito em arrependimento, tô pensando no assunto.
Alguém 1 - É, eu percebi. E parece que tá levando a sério... arrependida, ou quase isso, de alguma coisa?
Alguém 2 - Não, ou acho que não. No fundo a gente tá sempre pensando que podia ter feito diferente a cada coisa que acontece, mas hoje... não, acho mesmo que não, nada específico. Pensei no assunto porque ouvi ontem alguém afirmar categoricamente o que vc acabou de me dizer.
Alguém 1 - O quê? Isso de que é melhor se arrepender do que fez?
Alguém 2 - Sim, fiquei pensando no porquê de a maioria das pessoas acreditar nisso, porque a verdade é que fazer alguma coisa é deixar de fazer outra, não? Escolher fazer pipoca é deixar de escolher fazer biscoito e nem adianta dizer que dá pra fazer tudo, ou de tudo um pouco porque na prática isso não funciona. Talvez funcione com duas ou três opções, mas não posso querer o mundo de uma vez.
Alguém 1 - Ai, ai, ai...
Alguém 2 - Pense no seguinte: vc tem duas opções hoje - teatro e uma festa de amigos, as duas no mesmo horário. Vc escolhe ir ao teatro, era fim de temporada de uma peça que quera muito ver, maravilha! E a peça foi legal, interessante, mas no fundo vc queria a companhia de todo mundo, sentiu falta dos amigos e ouví-los contando as histórias da festa não melhorou a situação. Mas fez alguma coisa, ok? E se arrependeu da que não fez, mas se tivesse escolhido a opção 2, teria se arrependido de não ter feito a primeira escolha. E tem outra coisa também: quando o que se fez não tem reverso? Não acho que é melhor se arrepender de ter matado uma pessoas do que de não o ter feito, entende?
Alguém 1 - É verdade, pensando assim...
Alguém 2 - Bom mesmo é ter sabedoria pra fazer escolhas porque elas vão significar alguma coisa sempre. De bom ou de ruim, há sempre o que se fazer com o que nos acontece. Prefiro acreditar que não se deve arrepender.
Alguém 1 - Será que já tem livro sobre isso? Tipo Teoria Geral do Arrependimento? Ha ha ha...
Alguém 2 - Livros sobre tudo e qualquer coisa minha cara, mas isso é assunto pra outra hora. Eu não vou me arrepender de te dizer que tá na hora de ir pra casa. Nem vou me arrepender de ter entendido que eu preciso mesmo ir dormir, mesmo que isso signifique deixar de fazer mais um monte de coisas. Ça va? Salut!
2 comentários:
Agora além da nuvem, tem um quadro de compartilhamento de textos e notícias do Google Reader =).
Val, perfeito. Amei.
Por falar em amar, amei as inovacoes no se blo tb, lindos. =)
Postar um comentário