quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cadê as antenas?


Havaianas são impermeáveis, secam rapidinho e muito mais confortáveis que all star. A antiga "sandália de pobre" brasileira tem hoje uma das marcas mais bem sucessidas fora do país. As legítimas brasileiras são adoradas por celebridades - Tom Cruise entre elas - e vendem horrores aqui na Europa e nos Estados Unidos. Fazem tanto sucesso que já tem cópias baratas, imitações vagabundas e toda sorte de pongueiros da fama alheia. Pra afirmar o status de artigo de luxo também são dadas como presentinhos em eventos como o Oscar, por exemplo, e em versões especiais!

Eu vi muitas havaianas à venda em Paris, a 25 - 30 euros o par (algo em torno de 70 - 80 reais). Vi Havaianas na Andaluzia não lembro a quanto. Vi as imitações mais comuns das havaianas por aqui - as Bahianas - na Andaluzia também e soube que há delas inclusive no Marrocos. Me contaram também que se você traz Havainas, volta sem elas, porque todo mundo quer de presente.

Havaianas não fazem suceso na Galícia. Ninguém por aqui parece saber das incríveis propriedades da sandália que eu compro baratinha no supermercado da esquina da minha casa em Salvador ou em Jacobina. Depois de um dia inteiro com o pé enfiado num tênis, ele clama por conforto, quase grita: me bota pra fora, eu quero havaianas! E eu atendo ao pedido, feliz da vida quando chego em casa e elas estão lá, me esperando perto da cama. Aí eu desço pra comer ou qualquer coisa e sempre escuto uma pergunta de alguém intrigado: ¿pero no sientes frio en los piés?, ¿no te mohan los piés con eso?, ou qualquer coisa do tipo que desqualifique as havainas como um calçado apropriado pra quem vive na Galícia. Eu repito pra mim mesma o que dizia um velho anúncio das alpargatas há muito tempo:


Esta é uma sandália para V. usar na praia (é bonita, elegante), para V. usar em casa (é gostosa, é macia), para V. usar no seu clube (é de alta categoria) e sobretudo para V. usar sempre (é resistente e a mais durável que existe).


O tempo passou, mas as havainas continuam as mesminhas. E embora esse tenha sido durante muito tempo o slogan do concorrente, elas dão férias para os meus pés. E que assim seja.

6 comentários:

Anônimo disse...

Interesting topics could give you more visitors to your site. So Keep up the good work.

Larissa Paim disse...

Isso que é uma fã, hein??

Amanda Luz disse...

Estou amando essa produtividade no Sandálias Planas. Por sinal, esse posto é totalmente propício ao blog, estava faltando, né?

Nos EUA as havaianas tb eram caras e disputadas a tapa. Nada como uma boa havaianas!

Amanda Luz disse...

post*

Anônimo disse...

HAVAIANAS,HAVAIANAS........

Anônimo disse...

Você se lembra das minhas havaianas?
continuam as mesmas...
concordo com Amanda faltava algo sobre elas.
beijo